Logo Parque Ecológico Rio Formoso
CLIMA QUE CONTAGIA NAS REDES SOCIAIS
Ícone Check
PESQUISA DE QUALIDADE
Ícone Check
BLOG

DE ONDE VIEMOS E QUEM SOMOS

DE ONDE VIEMOS E QUEM SOMOS
DE ONDE VIEMOS E QUEM SOMOS

 

Senta que lá vem história… ou melhor, nossa história!

 

A promessa de terras para estimular a interiorização do país, no final do século XIX, início do século XX, encorajou muitos gaúchos a deixarem sua terra natal e partirem com suas famílias em comitivas, rumo ao centro-oeste do Brasil, atual território do Mato Grosso do Sul.

Na época, por não haver estradas pelo solo brasileiro, o percurso era feito por terras paraguaias. Numa dessas jornadas, realizadas por carro de boi, durante mais de ano, começa a história da nossa família na região.

 

As famílias de Eza e Janes chegaram à região da Serra da Bodoquena em anos diferentes, mas se instalaram em terras vizinhas, às margens do Rio da Prata. Como as grandes histórias de amor não são feitas apenas de encontros, se fixaram em lados opostos do rio. Bonito ainda se chamava Rincão Bonito, e foi ali que aconteceram os primeiros encontros da Eza menina, com o Janes já adolescente.

Vó Eza estudou em Bonito, em Miranda, depois em Campo Grande e concluiu sua formação em Letras na PUC do Rio de Janeiro. Vô Janes cursou contabilidade em Campo Grande e passou a tomar conta do cartório de Bonito. De volta às origens, os dois se reencontraram e, em 1952, já noivos, foram filmados dançando no baile do Clube Recreativo da cidade, na Festa de São Pedro, o padroeiro do município.

No ano seguinte, se casaram e mudaram para Curitiba, onde Janes formou-se em Odontologia pela Universidade Federal do Paraná.  Em 1958, voltaram para Campo Grande e, em 1964, compram a fazenda Trevo, onde hoje localiza-se o Parque Ecológico Rio Formoso.

Aqui vale algumas considerações sobre a Vó Eza. Em sua trajetória profissional foi sócia fundadora da Aliança Francesa de Campo Grande, criou o Instituto de línguas VOX, começou a trabalhar com intercâmbio cultural internacional. Em meados dos anos 70, tornou-se empresária no turismo. Acompanhando grupos e amigos, viajou pelo mundo afora.

Quem somos e porque somos: 

São sonhos, escolhas e coragem que nos fazem construir novos caminhos. Nossa matriarca é uma mulher de conquistas e uma delas foi realizada com 73 anos quando criou o Parque Ecológico Rio Formoso, nos mostrando que tempo e a idade são relativos, quando sabemos viver. Seu propósito sempre foi conectar pessoas e culturas, nada mais coerente, que mostrasse ao mundo esse destino incrível onde nasceu e cresceu! Eza tem a naturEZA em seu nome. Seu maior desejo é que mais pessoas possam conhecer o Parque e encantar-se com esse pedacinho de paraíso.

Hoje seguimos com as mãos entrelaçadas a essa grande mulher e aos seus grandiosos sonhos! E é por ela, para ela e com ela que vibramos cada nova conquista! Atualmente com 93 anos, ela continua sendo nossa estrela guia. Ela está por aqui, firme e forte, esperando por você. Venha sonhar esse sonho com nossa Família Parque!

A ela, o que somos!