FIQUE SEMPRE INFORMADO!

Publicado em 10 de Julho de 2025 by: PERF
Parque Ecológico Rio Formoso recebe especialistas em turismo acessível
Em busca de um turismo mais inclusivo e acessível para todos, o Parque Ecológico Rio Formoso, em Bonito (MS), recebeu recentemente um grupo de especialistas que são referência na área de acessibilidade turística.
A Fundtur-MS (Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul) tem promovido ações significativas para o desenvolvimento do turismo acessível e inclusivo no estado. Entre essas iniciativas estão eventos como "Conversas que Transformam: Turismo Inclusivo e Acessível no MS", além de capacitações voltadas ao trade turístico, com o objetivo de engajar empresários e incentivar boas práticas de inclusão.
Estiveram presentes no parque: Telma Nantes – Coordenadora do Programa Turismo Acessível da Fundtur-MS; Audier Gomes – Especialista em Turismo Acessível e fundador da @vilacessivel (agência de viagens especializada em acessibilidade); Bolívar Porto – Técnico em Acessibilidade da Fundtur-MS; e Oscar Martinez – Jornalista com atuação destacada na cobertura de temas sociais e de acessibilidade.
Durante a visita, o grupo participou do passeio a cavalo, uma das atividades do parque, e avaliou a experiência sob a ótica da acessibilidade. “É fundamental que os atrativos turísticos eliminem as barreiras de percurso, promovendo efetivamente a inclusão. Nosso compromisso é superar esses obstáculos e contribuir para a construção de um turismo verdadeiramente inclusivo e acessível a todos”, destacou Telma Nantes.
A presença dos especialistas reforçou a importância de adaptar os atrativos turísticos para receber todos os públicos, com conforto, segurança e autonomia.
Audier Gomes ressaltou: “Os empresários do setor turístico precisam se reinventar e adotar práticas mais acessíveis, visando à promoção de um turismo mais inclusivo e equitativo”. Ele também destacou o trabalho que vem sendo desenvolvido pelo Parque Ecológico na promoção do turismo acessível, afirmando que os esforços implementados indicam que estamos no caminho certo para a construção de um modelo turístico mais justo e inclusivo.