Logo Parque Rio Formoso

FIQUE SEMPRE INFORMADO!


Publicado em 27 de Janeiro de 2023 by: PERF

MULTIPLICAÇÃO DE MELHORES PRÁTICAS EM VISITA TÉCNICA DO SEBRAE/MS

O Polo de Ecoturismo do Sebrae de Bonito/MS possui como um de seus objetivos se tornar um Centro de Interação, sendo um hub de multiplicação de melhores práticas em nosso país. Para tanto, está formatando um produto onde instituições, sejam da esfera pública ou privada, representantes do segmento e empresários de outros estados interessados em aprimorar, conhecer ou empreender nessa área do ecoturismo sustentável possam, além de fazerem as atividades como um turista comum, se aprofundarem na gestão de processos, pessoas e formatação das atividades/produtos no segmento do ecoturismo e turismo de aventura em nosso Destino.


A ideia é que possam acompanhar de perto, por meio da vivência, realização das atividades e palestras, a visão integrada da gestão dos negócios visitados. No dia 23 de janeiro, recebemos mais uma visita técnica com 17 participantes. Dentre eles, representantes do segmento de outras regiões, consultores em ecoturismo e turismo de aventura, além de colaboradores do próprio Sebrae que estão em treinamento para se tornarem facilitadores que irão acompanhar os grupos nesse novo formato de produto em Bonito.


Após a prática das atividades, o nosso diretor Bruno Leite, realizou uma palestra onde apresentou todo o backstage da gestão e operação do Parque Ecológico Rio Formoso: quais são as normas aplicáveis, o tripé social, ambiental e governança corporativa que constituem o ESG. Explicou o funcionamento do Sistema de Gestão da Segurança, o mapeamento cuidadoso dos inputs nesse sistema, que possibilita identificarmos possíveis riscos, tratá-los, monitorar a solução e transformá-la em um controle operacional. 


Além disso, nosso diretor mostrou a história do empreendimento, nosso planejamento estratégico, visão e missão com foco em encantarmos todos os turistas que nos visitam, e, concluiu com a metodologia de comercialização de Bonito, precificação dos passeios e do fluxo de informações ao longo de todo o atendimento.
 

 


Em contrapartida desta visita técnica, tivemos o que chamaram de “devolutiva” dos participantes, onde o grupo se propôs a destacar os aspectos relevantes da experiência e apontar possíveis pontos de melhoria no processo apresentado. No Parque, conseguimos atingir nossa missão: superar todas as expectativas e, em suas palavras, encantar a todos os envolvidos.  Fomos destaques em três aspectos: informação, segurança e atendimento.

  • Informações: destacaram o fluxo ordenado das informações muito bem trabalhadas no momento certo e de forma fluída, funcionando desde as “boas vindas até o muito obrigado”. Destacaram que ficaram encantados com a organização e clareza em toda a atividade.
  • Atendimento: equipe solicita, carinhosa, atenciosa e receptiva foram os termos utilizados. Passamos segurança e cuidado, eliminando o medo inclusive de pessoas com pânico de água e altura que estavam entre os participantes.
  • Segurança: equipe conhece as normas de segurança e como colocarem em prática, “estando no sangue” de todos os envolvidos, transmitindo uma segurança “absolutamente” natural. A ordenação e fluxo de informações são tidas como essenciais para que os participantes se sintam seguros e confiantes para realizá-las.         


A atividade desenvolvida pelo grupo foi o Formoso Adventure. E nosso retorno não poderia ser melhor. Passeio completo, muito estruturado e com um formato perfeito e, na visão dos participantes, resumiram a progressão: começam realizando uma trilha onde aquecem e movimentam o corpo. Fazem um voo libertador na mega tirolesa. Começam o arvorismo onde voltam a ter atenção plena e, por último, para fechar com chave de ouro, passam por um processo de descompressão, numa deliciosa flutuação no Rio Formoso. Pontuaram também que nosso slogan: “clima que contagia alegria” é realmente vivenciado na prática.

Em relação aos possíveis pontos de melhoria, consideraram a atividade, o formato e o processo operacional envolvido “redondo” e coeso, o que ficou ainda mais evidente, na concepção dos participantes, depois da fala do nosso diretor. Foi unânime o encantamento com a experiência. Para nossa equipe, foi uma experiência muito agregadora e positiva, onde pudemos multiplicar conhecimento e aprender com a visão de agentes importantes no cenário do Ecoturismo e Turismo de Aventura no Brasil.


Acreditamos que esse projeto do Sebrae/MS já nasce campeão e irá otimizar o conhecimento dos consultores, e contribuir com a gestão de diversas instituições, atrativos e empresários que empreendem ou estão visando empreender nesse segmento. Só podemos agradecer de coração por fazermos parte dessa história. Nossa Família Parque fica muito feliz em contribuir, trocar e multiplicar conhecimento com tantos profissionais competentes, que fizeram e fazem a diferença.

 

Logo Parque Rio Formoso
Uma fazenda de pecuária que, por razão do crescimento do turismo em Bonito MS, se transformou para preservar a natureza e receber visitantes de todos os cantos do planeta!

Telefone:

E-mail:

Endereço:

Rodovia Bonito Guia Lopes, KM 7 - Bonito MS Brasil, CEP 79290-000

HORÁRIOS DE ATENDIMENTO:

SEGUNDA, TERÇA, QUINTA E SEXTA
08h às 18h
SÁBADOS, DOMINGOS E FERIADOS
08h às 18h